Vicent Van Gogh foi um pintor pós impressionista, que nasceu numa pequena aldeia em Groot Zundert, no sul da Holanda em 30 de março de 1953. Foi diagnosticado problemas mentais e aos 37 anos suicidou-se. As suas obras só se tornaram famosas depois da morte do pintor.
Na Obra A cortesã ,Van Gogh baseou-se em uma xilogravura feita pelo artista japonês Kesai Eisen. A cópia tinha sido reproduzida na capa da revista Paris illustré em 1886. Van Gogh usou uma grade para copiar e ampliar a figura japonesa. Ele usava cores brilhantes e contornos arrojados, como se fosse uma xilogravura.
Podemos dizer que a mulher é uma cortesã por seu penteado e o cinto (obi) que ela está vestindo, que é amarrado na frente do seu quimono, em vez de nas costas. Van Gogh emoldurou-a com uma lagoa cheia de nenúfares, caules de bambu, guindastes e sapos. Esta cena tem um significado oculto: grue (grua) e grenouille (rã) eram palavras de calão francês para ‘prostituta’.Esta obra pode ser apreciada no Museu Van Gogh, Amsterdã.
fonte: https://www.saiacomarte.com/obra/a-cortesa/
Seja o primeiro a avaliar
Conte para todos o que você achou do produto.
AVALIAR ESTE PRODUTO